domingo, 28 de junho de 2015

Refletindo sobre os interesses dos alunos


O provocador

          Gostaria de destacar um parágrafo retirado de uma das leituras da disciplina "Escola, cultura e sociedade"
”O provocador é um especialista em jogo coletivo. Ele domina a sua técnica, mas não a sua dialética. Às vezes ele é capaz de traduzir as aspirações do grupo em matéria ofensiva – o provocador sempre apela para o ataque – mas no fim ele é sempre traído pelas exigências do seu papel e da sua missão, os quais o impedem de encarnar a necessidade de defesa do grupo.”
      Sinto- me dessa forma, como o provocador definido no parágrafo acima. Apelando para o ataque, mas traída pelas exigências do meu papel como professora imposta pelo sistema atual.
      Acredito que com o passar do tempo, conseguiremos mudar este papel, com professores mediadores do saber e com um sistema flexível.

Filme "Somos todos diferentes"

Genteeeeee, que filme é esse?? 
Agradeço de coração aos professores que nos indicaram este filme.

 Filme encantador e muito emocionante do início ao fim. Demonstrou muito bem a luta diária de uma criança que não se encaixa na dita "normalidade". Neste caso tivemos um final feliz, mas quantas crianças não encontram o seu final feliz?? Quantos professores deixam de olhar seus alunos além dos padrões estabelecidos? Quantas famílias ignoram ou negligenciam o fato de ter um filho/irmão que necessite apenas de um apoio, um trabalho diversificado para conseguir avanços significativos na escola e em suas vidas?
Muitas vezes, apenas uma demonstração de carinho ou a valorização de qualidades podem fazer muito  diferença ao invés das cobranças pelos erros.

Seguimos em busca de uma sociedade que valorize os aspectos qualitativos e não quantitativos!






sexta-feira, 26 de junho de 2015

Afeto

Finalmente estou conseguindo dedicar um tempo maior para apreciar as leituras indicadas. Confesso que a disciplina de Corporeidade me chamou muito a atenção. As questões neurológicas sempre me encantaram e tenho como objetivo, pós nesta área. 
Acabo de concluir a leitura do texto "Emoção e ternura", fiquei encantada!
Ao longo da minha vida profissional,  SEMPRE busquei manter laços afetivos com alunos. Acredito que a relação professor aluno seja fundamental no contexto da escola. 
Conhecer o seu professor,  saber que o mesmo se importa com você é capaz de transformar disciplinas e conteúdos extremamente agradáveis.
Na minha visão,  através desses laços o professor consegue conhecer seus alunos e assim planejar suas aulas de acordo com o interesse e desejo dos educandos. Isso transforma o estudo e o trabalho prazeroso para ambos. Professores com desejo de ensinar, alunos de aprender e vice versa.
Enfim, ótima leitura! Prazerosa e muito significativa.

domingo, 7 de junho de 2015

Conselho Escolar

              Esta semana foi realizada a eleição do Conselho Escolar das escolas do município de Nova Santa Rita.

              Acredito (e muito) que o conselho vai trazer muitas coisas boas para cada escola. Com representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, ficará mais justa as decisões sobre investimentos para as escolas.

               A participação da família na escola é de grande importância, faz com que os alunos percebam a importância da escola em suas vidas.

E o tempo voa!!


 Esse tal de "Tempo" voa mesmo!!! 
Socorro!
Bóra da um UP no Blog??!!!