segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Ambiente alfabetizador
Ao ler lembrei da minha realidade, pois atualmente trabalho com alunos pobres de escola pública e alunos de escola particular de classe média.
A diferença que percebo entre eles se dá no ambiente familiar, alunos de classe média, e não só os da escola particular, mas também os alunos com mais condições sociais que frequentam a escola pública apresentam maior valorização ao ensino. Demonstram vontade de aprender e possuem um "ambiente alfabetizador", pois seus familiares fazem uso de leituras.
Os alunos mais pobres, embora não apresentem déficit intelectual, demonstram uma certa falta de interesse pela leitura, normalmente suas famílias não possuem o hábito da leitura.
Destaco a importância da família e de um ambiente alfabetizador para a formação de novos leitores. De que forma podemos ajudar estes alunos que veem em casa a desvalorização de algo tão importante na vida deles? Ensinar os pais seria a solução? Questionamentos que permanecerão e que espero futuramente poder responder.
Infância selvagem
Será que estamos enfrentando infâncias "selvagens"? Estamos convivendo com crianças que fazem parte de uma infância bem diferente da nossa propria infância.
Nossos alunos, pelo menos uma boa parte, dominam as tecnologias de forma satisfatória. Em seus lares possuem liberdade de expressão, diferentes recursos de aprendizagens. Na escola precisam ser "dominados", para se encaixar no sistema atual de ensino. Isso transforma estas crianças em jovens rebeldes e incompreendidos. O caminho correto é a dominação ?
Acredito que dando- lhez mais espaço e ouvindo-os conseguiremos compreender essa geração.
domingo, 29 de novembro de 2015
O desenho e a escrita
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Papel da Escola
Ao folhear o livro "Ensinar aprendendo" de Içami Tiba encontrei este trecho e resolvi fotografar, pois acredito que isso define muito bem o papel da escola na vida de cada aluno.
Durante as leituras das interdisciplinas deste semestre me questionei muito sobre o papel da escola. Analisando toda a evolução da educação percebi que nos últimos anos a escola deixou de "evoluir" se tornando algo metódico e desvalorizado, sem abrir espaço para as novas tecnologias.