domingo, 19 de março de 2017

Novo ano. Nova turma. Novos desafios

Na interdisciplina de matemática falamos sobre como trabalhar cálculos com nossos alunos. Relatei que utilizo palitos para introduzir a adição. Este ano iniciei de forma diferente. Construímos uma "calculadora de dedos" como os alunos chamaram. por se tratar de uma turma de Primeiro ano, alguns alunos não reconhecem os numerais de 0 a 10, mas conseguem quantificar os numerais. Utilizando a "calculadora" todos conseguiram realizar a tarefa de forma satisfatória. Os alunos que não identificam os numerais utilizaram como apoio os cartazes da sala que possuem os números e as quantidades. Depois de explorar a "calculadora de dedo" partimos para o uso dos palitos.




Outra forma de Explorar a "calculadora de dedos" é criar diversas formas de chegar a um mesmo total. Por exemplo, quantas formas de adições conseguimos fazer para chegar ao Total 10

Na sequencia iniciamos também o uso da reta numérica para cálculos de adição e subtração.

domingo, 12 de março de 2017

Formas

Trabalhando formas

          PAra trabalhar as formas e as percepções os alunos foram convidados a observar a primeira figura (folha amarela) onde encontrava-se a uma imagem montada com figuras planas, porém somente a sombra da figura. A crianças encararam como um desafio, em grupo receberam as figuras planas necessárias para compor a imagem e observando a figura destacada formaram suas próximas figuras. Após os grupos concluírem suas hipóteses foi apresentado o segredo (folha preta)..  





Projetos de Ensino e Projetos de Aprendizagem

Ao ler o texto Aprendizes do futuro foi possível observar a diferença entre Projetos de Ensino e Projetos de Aprendizagem. Através do quadro abaixo podemos comparar e perceber a melhor forma de se desenvolver Projetos com nossas turmas.





Como o nome já diz, os PE são elaborados por professores e os alunos participam apenas como receptores das informações. Os PAs transformam o ensino em aprendizagem, pois os assuntos partem da curiosidade dos alunos, desta forma podem executar o projeto de forma satisfatória. o professor transforma-se em mediador do projeto enquanto os alunos passam a ser o agentes ativos.

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003153.pdf
acesso em 12/03/2017

quarta-feira, 8 de março de 2017

Meus registros profissionais


REGISTROS DOCENTES

 

                 Decidi que seria professora na pré-escola, sendo assim durante todo o Ensino Fundamental já demonstrava características da profissão.










Esta sou Eu, com 9 anos de idade, vestida de 
Emília para apesentar um trabalho de leitura.

Seguindo a ordem, já no magistério com colegas apresentando uma peça de Teatro e praça pública.

Anos atuando na Educação Infantil, de 2002 á 2011.



Em 2011 veio a tão sonhada e desejada nomeação! Iniciei no município de Nova Santa Rita no dia 21/03/2011. Atuando desde então em turma de 2º ano .




Participando de diversas feiras municipais, formações pedagógicas


Realizando curso de Capacitação (AEE)







Claro que o PEAD não poderia ficar de fora, como deocentes buscando qualificação.
O dia do Vestibular

O primeiro dia de aula


Considero as fotos objetos de manipulação e de registro. É a melhor forma atualmente de registrar os momentos e acontecimentos históricos em nosso dia a dia.