Neste semestre iniciamos a desenvolver os projetos em nossas turmas. Por enquanto estamos no início das atividades. A turma que escolhi realizar o PA foi a turma de segundo ano, localizada no bairro Berto Círio - Nova Santa Rita.
Os alunos estranharam um pouco o início da aula, pois disse que não iriam copiar no caderno, apenas conversar. Escrevi no quadro: O que você quer aprender?
Expliquei que todos poderiam falar sobre o que gostaria de aprender. Algumas questões foram respondidas pelos próprios alunos. Achei bem interessante a forma como se expressaram e de como gostavam quando sabiam responder as dúvidas dos colegas.
Na imagem abaixo mostra as dúvidas que ninguém conseguiu responder durante a troca de informações.
Conversamos sobre todos os assuntos propostos e então o assunto, objeto de pesquisa foi escolhido: Por que o Sol é quente e as estrelas brilham.
O PA possui como principal característica o papel do aluno como pesquisador e ativo enquanto nós professores somos apenas orientadores durante as pesquisas. Tenho receio sobre isto, pois um dos problemas que percebo é a falta de interesse das famílias em acompanhar os estudos de seus filhos. Para testar a turma, enviei uma tarefa para ser realizada em casa durante o feriados de Tiradentes. Informei que eles deveriam pesquisar sobre o Descobrimento do Brasil para responder algumas questões.
Após o feriando, antes mesmo de entrar para a sala uma mãe já estava questionando a pesquisa. Já em aula a decepção foi maior ainda. Apenas 3 alunos realizaram a pesquisa. a turma possui 24 alunos, ou seja, 1 aluno a mãe reclamou (mas se importou com a tarefa) e 3 realizaram. Sendo assim 20 alunos não realizaram a proposta.
Espero que ao realizar as pesquisas sobre o assunto de interesse deles, estejam mais engajados e interessados. Minha tarefa é mostrar para meus alunos o quão importante é aprender e que aprender pode ser muito mais do que fazer cópias de exercícios e preencher folhinhas.