segunda-feira, 19 de março de 2018

Semana 2




          Esta semana tivemos aula com a professora Aline. A aula foi simplesmente maravilhosa com direito a vídeos e dinâmica!
        
         Ficamos encantadas com os objetos trazidos pela professora, não apenas pelos objetos, mas sim pelo significado que cada um carrega. Ao tocar um objeto sem que pudesse vê-lo e caracterizá-lo para os demais colegas me fez refletir sobre a exploração sensorial da criança. Durante este período a criança utiliza seus cinco sentidos para a compreensão do mundo, passando a perceber suas ações e observando os adultos que o cerca, nesta fase é comum 
       



Mapa conceitual elaborado com base no texto: Aquisição da linguagem 
Publicado em 22 de Julho de 2010 por Samanta Demétrio da Silva




     

domingo, 18 de março de 2018

Semana 1

Primeiro encontro presencial do semestre!

          Neste primeiro encontro presencial as professoras Rosane e Mariângela nos apresentaram o vídeo intitulado como "Escolas Democráticas". Logo após, em grupos de até 4 pessoas realizamos  uma reflexão sobre o que foi possível observar no vídeo.

Acesse o vídeo e conheça:


Refletindo sobre o vídeo lembrei da seguinte crônica de Rubem Alves:

Segundo Rubem Alves:
 Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Ao analisarmos este trecho podemos perceber que é este modelo de escola que assistimos no vídeo e também as escolas em que lecionamos. Podemos perceber que os alunos, desmotivados, deixam de ter prazer em aprender, pois a essência da escola deve ser aprender e ensinar e não apenas absorver o conhecimento fornecido pelo professor. Os professores, muitas vezes deixam de acompanhar os voos de seus alunos pelo receio de perder o controle. Tornam-se assim, os donos de seus pássaros, prendendo-os em escolas gaiolas.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.


Desta forma, podemos concluir que as escolas devem encorajar seus alunos em busca do conhecimento, fazer com que cada um seja ouvido e compreendido.

Refererências: