domingo, 7 de julho de 2019

Reflexão I - Inclusão sem laudo


A primeira postagem a destacar neste semestre é sobre a inclusão sem laudo. O assunto provoca discussão entre professores, pois alguns acreditam que somente com o laudo é possível realizar as adaptações curriculares, assim como as acomodações. porém não há a necessidade de laudo para que seja feita as alterações, necessita apenas o consenso entre escola e família.
Conforme a Nota Técnica Nº04 (BRASIL, 2014) “O importante é que o direito das pessoas com deficiência à educação não poderá ser cerceado pela exigência de laudo médico.” Desta forma vemos que não há uma obrigação do laudo para a adaptação curricular, assim como para informar os dados no Censo. Além disso, a Nota informa que a exigência de laudo configura como uma barreira para o acesso em escola e em discriminação.
Contudo escolas e professores continuam exigindo o laudo médico para que seja feito as mudanças no currículo. Vejo esta conduta de duas formas de um lado a escola se preocupa com a banalização do currículo adaptado e também com o fato de que os responsáveis fiquem acomodados e não busquem apoio médico para os alunos com necessidades educacionais especiais.
Nestas situações é importante focarmos no aluno, embora a família não busque por apoio médico a escola deve manter a preocupação no âmbito pedagógico. Família e escola devem trabalhar juntas, pois os objetivos são o mesmo: a educação e o bem-estar da criança.
Desta forma, refletindo sobre a minha prática, penso que o laudo se torna importante para conhecermos a condição do aluno, mas sem ele é possível fazer adaptações e acomodações visando a aprendizagem do aluno.


Fonte:

BRASIL, 2014
Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&category_slug=julho-2014-pdf&Itemid=30192  Acesso em 06/07/2019

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