A
segunda postagem destacada trata sobre o papel do professor na educação. Estamos
vivendo em uma sociedade em transformação, pois as tecnologias estão em
constante evolução e a educação não está acompanhando esta evolução. Para Morin (2017),
“A figura
do professor é determinante para a consolidação de um modelo “ideal" de
educação. Através da Internet, os alunos podem ter acesso a todo o tipo de
conhecimento sem a presença de um professor.
Então
eu pergunto, o que faz necessária a presença de um professor? Ele deve ser o
regente da orquestra, observar o fluxo desses conhecimentos e elucidar as
dúvidas dos alunos. Por exemplo, quando um professor passa uma lição a um
aluno, que vai buscar uma resposta na Internet, ele deve posteriormente corrigir
os erros cometidos, criticar o conteúdo pesquisado.
É
preciso desenvolver o senso crítico dos alunos. O papel do professor precisa
passar por uma transformação, já que a criança não aprende apenas com os
amigos, a família, a escola. Outro ponto importante: é necessário criar meios
de transmissão do conhecimento a serviço da curiosidade dos alunos. O modelo de
educação, sobretudo, não pode ignorar a curiosidade das crianças.”
Uma
classe onde o professor questiona os alunos para que descubram a melhor forma
de agir e assim contribuir para a troca de ideias entre ambos, diminui o poder
do professor e amplia o poder do grupo fazendo com que os educandos se tornem
protagonistas não só de sua vida escolar, mas também no âmbito social e
familiar.
Para
o professor desenvolver o protagonismo em sua sala de aula é preciso primeiramente
desconstruir a sua concepção de educação e ser protagonista em sua vida. Para
que isso ocorra é primordial que se reflita sobre a sua prática.
É
preciso saber ainda que não há um manual de “como dar aulas”, mas o caminho a
seguir é o da reflexão. Refletir sobre como proporcionar uma educação de
qualidade aos alunos se torna o papel do professor.
Disponível em: https://www.fronteiras.com/entrevistas/entrevista-edgar-morin-e-preciso-educar-os-educadores > acesso em 14/07/2019.
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