Nesta
quinta reflexão vamos falar sobre a interdisciplinaridade. O assunto é visto
como uma forma de trabalho complicada, pois os professores precisam dialogar sobre
as formas de trabalho e para isto é necessário a dedicação de tempo para o
pensar juntos. Nas séries iniciais a interdisciplinaridade se torna mais fácil,
pois apenas um professor é responsável pelo planejamento de atividades.
Nas
séries finais as disciplinas são divididas por períodos e são aplicadas por
professores especialistas nas suas áreas. Esta forma de ensino fragmentada sem
que haja diálogo entre os conteúdos faz com que os alunos aprendam apenas para as
provas. A interdisciplinaridade mostra para os alunos o ensino como um todo, um
ensino com significados para a vida.
A interdisciplinaridade oferece uma nova postura
diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do
conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade
visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os
limites das disciplinas.
Anna,
ResponderExcluirSuas reflexões demonstram a retomada de conhecimentos anteriores.
Sugiro apenas a revisão de alguns links, exemplo 'segunda postagem', pois estes remetem a postagens repetidas.
Sigamos refletindo!
Abraço!