terça-feira, 16 de julho de 2019

Reflexão VII - Método Clínico


Nesta sétimapostagem escolhida para a reflexão o tema foi a aplicação do método clínico. A proposta lançada pela interdisciplina de Psicologia II foi filmar a aplicação do método clínico. Na época apliquei com dois alunos da minha própria turma (2ºano). Após a ampliação dos estudos sobre o método clínico e revendo os vídeos percebo que não tinha a compreensão correta de como aplicar.
A forma como é colocado o questionamento ao aluno não faz com que a criança pense sobre e então raciocine para que consiga concluir sua ideia sobre a quantidade. O aplicador deve questionar o aluno para que ele argumente sobre a sua ideia tentando convencer o aplicador sobre sua resposta.
No caso de o aluno não ter a conservação do número é importante que o aplicador faça questionamentos que causem reflexão ao aluno, desta forma é possível que aluno construa em seu pensamento a relação entre as quantidades.
Sendo assim concluo que a aplicação do método clínico pode auxiliar o professor na investigação das aprendizagens de seus alunos e também para que o aluno possa observar situações em que necessite de organização, estrutura de pensamento e argumentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário