Nesta sétimapostagem escolhida para a reflexão o tema foi a aplicação do método clínico. A
proposta lançada pela interdisciplina de Psicologia II foi filmar a aplicação
do método clínico. Na época apliquei com dois alunos da minha própria turma
(2ºano). Após a ampliação dos estudos sobre o método clínico e revendo os vídeos
percebo que não tinha a compreensão correta de como aplicar.
A forma como é
colocado o questionamento ao aluno não faz com que a criança pense sobre e
então raciocine para que consiga concluir sua ideia sobre a quantidade. O
aplicador deve questionar o aluno para que ele argumente sobre a sua ideia tentando
convencer o aplicador sobre sua resposta.
No caso de o
aluno não ter a conservação do número é importante que o aplicador faça
questionamentos que causem reflexão ao aluno, desta forma é possível que aluno construa
em seu pensamento a relação entre as quantidades.
Sendo assim
concluo que a aplicação do método clínico pode auxiliar o professor na investigação
das aprendizagens de seus alunos e também para que o aluno possa observar
situações em que necessite de organização, estrutura de pensamento e
argumentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário