Na oitavapostagem reflito sobre o olhar observador do professor, o post em questão
mostra uma breve reflexão sobre o filme “Como estrelas na Terra”. Escolhi esta
postagem, pois atualmente tenho em classe um aluno diagnosticado com Dislexia e
desde o início do ano tenho me preocupado com o bem-estar deste aluno.
Percebo que
embora a Dislexia seja um transtorno na leitura e escrita ela pode afetar em
todo o comportamento do aluno, tanto no aspecto social como no emocional. É
importante destacar que a família e a escola devem trabalhar junto para que
haja um melhor rendimento do aluno.
No caso do meu
aluno, a maior dificuldade é a aceitação tanto para a família como o aluno. Essa
negação dificulta o processo de adaptação e de desenvolvimento de estratégias
para facilitar a aprendizagem. Os pais querendo proteger acabam por contribuir
para a baixa autoestima da criança.
No filme em
questão a família desconhecia o quadro da criança, o olhar do professor e este
já tendo superado suas dificuldades na infância conseguiu auxiliar a família no
entendimento da situação e assim contribuir no desenvolvimento do aluno.
O professor
diante de seus alunos precisa estar atendo aos mais diversos sinais, seu senso
de investigação não deve ater-se somente nas questões científicas e sim de
forma ampla, buscando por informações e tendo como objetivo o bem estar e o
desenvolvimento sadio de seus alunos.
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