quarta-feira, 17 de julho de 2019

Reflexão X - Educação Construtivista


Para encerrar, escolho como tema a Escola e a Educação. A educação construtivista, que muitos não compreendem de forma correta, visa o desenvolvimento integral do educando, e não a desvalorização do professor.
Para Becker, a sala de aula deve se transformar em mais laboratório, menos auditório. Menos auditório por quê a participação do aluno deve ser a prioridade e, mais laboratório para que a experimentação, investigação e argumentação sejam ativas no decorrer da caminhada escolar do educando.
Ao refletir novamente sobre este texto vou de encontro ao tema explorado em meu Trabalho de Conclusão de Curso onde apresento a descrição de atividades que mostram como a educação construtivista possui influencia para a vida de cada um.
Uma classe onde o professor questiona os alunos para que descubram a melhor forma de agir e assim contribuir para a troca de ideias entre ambos, diminui o poder do professor e amplia o poder do grupo fazendo com que os educandos se tornem protagonistas não só de sua vida escolar, mas também no âmbito social e familiar.
De acordo com Freire, 

“Estimular a pergunta, a reflexão crítica sobre a própria pergunta, o que se pretende com esta ou aquela pergunta em lugar da passividade em face das explicações discursivas do professor, espécies de respostas às perguntas que não foram feitas. Isto não significa realmente que devemos reduzir a atividade docente [...] O fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve.” (2013, p. 83)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46 ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

Um comentário:

  1. Anna,

    A retomada de aprendizagens anteriores aliadas com sua prática escolar demonstra o quanto refletiste sobre sua trajetória acadêmica.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir