Para encerrar, escolho como tema a Escola e a Educação. A educação construtivista, que muitos
não compreendem de forma correta, visa o desenvolvimento integral do educando, e
não a desvalorização do professor.
Para Becker, a
sala de aula deve se transformar em mais laboratório, menos auditório. Menos auditório
por quê a participação do aluno deve ser a prioridade e, mais laboratório para que
a experimentação, investigação e argumentação sejam ativas no decorrer da
caminhada escolar do educando.
Ao refletir
novamente sobre este texto vou de encontro ao tema explorado em meu Trabalho de
Conclusão de Curso onde apresento a descrição de atividades que mostram como a
educação construtivista possui influencia para a vida de cada um.
Uma classe
onde o professor questiona os alunos para que descubram a melhor forma de agir
e assim contribuir para a troca de ideias entre ambos, diminui o poder do
professor e amplia o poder do grupo fazendo com que os educandos se tornem
protagonistas não só de sua vida escolar, mas também no âmbito social e
familiar.
De acordo com
Freire,
“Estimular a pergunta, a reflexão crítica sobre a própria
pergunta, o que se pretende com esta ou aquela pergunta em lugar da passividade
em face das explicações discursivas do professor, espécies de respostas às
perguntas que não foram feitas. Isto não significa realmente que devemos
reduzir a atividade docente [...] O fundamental é que professor e alunos saibam
que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa,
indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve.” (2013, p. 83)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da
autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46 ed. – Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 2013.
Anna,
ResponderExcluirA retomada de aprendizagens anteriores aliadas com sua prática escolar demonstra o quanto refletiste sobre sua trajetória acadêmica.
Forte abraço!