domingo, 19 de março de 2017

Novo ano. Nova turma. Novos desafios

Na interdisciplina de matemática falamos sobre como trabalhar cálculos com nossos alunos. Relatei que utilizo palitos para introduzir a adição. Este ano iniciei de forma diferente. Construímos uma "calculadora de dedos" como os alunos chamaram. por se tratar de uma turma de Primeiro ano, alguns alunos não reconhecem os numerais de 0 a 10, mas conseguem quantificar os numerais. Utilizando a "calculadora" todos conseguiram realizar a tarefa de forma satisfatória. Os alunos que não identificam os numerais utilizaram como apoio os cartazes da sala que possuem os números e as quantidades. Depois de explorar a "calculadora de dedo" partimos para o uso dos palitos.




Outra forma de Explorar a "calculadora de dedos" é criar diversas formas de chegar a um mesmo total. Por exemplo, quantas formas de adições conseguimos fazer para chegar ao Total 10

Na sequencia iniciamos também o uso da reta numérica para cálculos de adição e subtração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário