quarta-feira, 3 de abril de 2019

Alfabetização e letramento


A oitava postagem apresentou o início de um projeto executado na turma de segundo ano. A proposta do projeto era levar aos alunos e seus familiares textos poéticos e que juntos escrevessem seus próprios poemas. Foi utilizado uma maleta com caderno para registro, textos para leitura e material para criar seus poemas e ilustrá-los.
O projeto obteve uma ótima repercussão no município por incentivar a leitura de uma forma criativa e prazerosa para os pequenos, além de estimular a participação da família na vida escolar das crianças.
O processo de alfabetização segundo Magda Soares trata-se do conhecimento do códigos e o letramento é a utilização de conhecimento como mostra o vídeo abaixo:



Desta forma, a maleta poética contribui para um processo de alfabetização e letramento com apoio escolar e familiar, oferecendo ao aluno mais segurança e estrutura durante todo o processo.
Esta postagem além de uma reflexão maior sobre o processo de alfabetização me proporcionou ideias para desenvolver algo similar este ano, pois depois desta maleta o projeto não retornou. Refletindo e ao pesquisar mais sobre o assunto percebo o quanto é importante o professor buscar apoio nas famílias para que as crianças sintam-se mais seguras durante o processo de alfabetização, pois é uma aprendizagem que contribui para toda a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário