A oitava postagem apresentou o
início de um projeto executado na turma de segundo ano. A proposta do projeto
era levar aos alunos e seus familiares textos poéticos e que juntos escrevessem
seus próprios poemas. Foi utilizado uma maleta com caderno para registro, textos
para leitura e material para criar seus poemas e ilustrá-los.
O projeto obteve uma ótima repercussão
no município por incentivar a leitura de uma forma criativa e prazerosa para os
pequenos, além de estimular a participação da família na vida escolar das
crianças.
O processo de alfabetização segundo
Magda Soares trata-se do conhecimento do códigos e o letramento é a utilização
de conhecimento como mostra o vídeo abaixo:
Desta forma, a maleta poética
contribui para um processo de alfabetização e letramento com apoio escolar e
familiar, oferecendo ao aluno mais segurança e estrutura durante todo o
processo.
Esta postagem além de uma
reflexão maior sobre o processo de alfabetização me proporcionou ideias para
desenvolver algo similar este ano, pois depois desta maleta o projeto não
retornou. Refletindo e ao pesquisar mais sobre o assunto percebo o quanto é
importante o professor buscar apoio nas famílias para que as crianças sintam-se
mais seguras durante o processo de alfabetização, pois é uma aprendizagem que contribui
para toda a nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário