Barreira de água mágica
Realizei a experiencia com minha sobrinha de 6 anos, pois estamos em período de férias das escolas.
Relato:
1º Momento: Água fria
Antes de iniciar a experiência Maria demonstrou bastante curiosidade em saber o que iria acontecer. Começou a observar os materiais que eu estava separando. Ao colocar o corante nas taças ficou encantada com a beleza das cores em cada taça.
Ao coloca uma taça sobre a outra disse que estava com medo de que tudo fosse virar.
Quando removi o plástico observou que as cores demoraram para se misturar, criando efeitos de cores, esperamos por um tempo, mas as cores não se misturaram por completo.
2º Momento: Água quente e fria
Na segunda etapa questionei Maria sobre o que ela achava que iria acontecer, já que em uma das taças teria água quente. Ela disse que nada seria diferente pois ainda era água.
Ao remover o plástico a mistura de cores foi instantânea! Enquanto ainda removia o plástico as cores haviam se transformado em uma só.
Foi muito legal a experiência, minha sobrinha gostou muito. Contou para todos da família como fazer e também o que acontecia.
Explicação: A água quente tem suas moléculas mais agitadas por causa da temperatura elevada, permitindo assim um deslocamento mais rápido das partículas. Desta forma o corante se distribui mais rapidamente do que em água fria com moléculas mais "calmas".
Fonte: http://www.emsintese.com.br/2012/movimento-em-agua-quente-e-fria/
acessado em 16/02/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário