Nesta quinta postagem escolhida, refleti sobre o ambiente alfabetizador e a importância da
família no processo de aprendizagem. Atualmente continuo acreditando que o
ambiente alfabetizador é capaz de proporcionar ao aluno a base para a
alfabetização.
Emília
Ferreiro acredita que durante o período de alfabetização o aluno deve ser
instigado a ler textos e palavras que fazem parte de seu contexto. Ferreiro
critica o uso de cartilhas para a alfabetização, pois seus conteúdos oferecem
uma alfabetização com base em sons e signos, deixando de valorizar a leitura e
escrita como forma de expressão e comunicação.
Desde a
divulgação da teoria de Emília, a psicogênese da escrita tem auxiliado os
professores alfabetizadores para observar os níveis da escrita de seus alunos,
mas não basta conhecer os níveis é necessário desenvolver atividades adequadas
para cada nível.
Sendo assim, o
ambiente alfabetizador não deve estar apenas na escola, mas também nas casas de
nossos alunos. Percebo que alguns alunos, em maioria da escola pública, possuem
dificuldades durante a alfabetização pelo fato de não perceberem a importância da
alfabetização.
Como
professora alfabetizadora busco oferecer aos alunos um ambiente alfabetizador e
o incentivo a leitura, mostrando para os alunos a importância de ler e escrever
como forma de comunicação e expressão.
fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/7246/emilia-ferreiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário