terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

O desenho e a escrita


A quarta postagem selecionada apresenta informações de uma atividade solicitada pela interdisciplina de Alfabetização e letramento. O trabalho de Emília Ferreiro nos proporciona observar quatro níveis do processo de alfabetização: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, mas conhecer a psicogênese, apenas, não resolve todos os problemas no processo de alfabetização. O professor alfabetizador ao observar os níveis da escrita de seus alunos, utiliza-se desta informação para proporcionar aos alunos atividades que explorem a evolução dos níveis.
Ao ler o artigo intitulado “Ver, criar, compreender” da revista Viver Mente&Cérebro há uma relação entre os processos de escrita e desenho. As relações entre os dois processos ocorre simultaneamente, pois como escreve Pillar (2005) “o desenho começa como uma escrita e a escrita começa como um desenho”.  Abaixo apresento o quadro com a linha de evolução comum entre os sistemas de desenho e escrita.

Podemos analisar com este quadro que o desenvolvimento do desenho auxilia no processo de escrita. É comum nas turmas iniciais os alunos “escreverem” cartas para seus professores e colegas, eles utilizam o desenho como uma forma de expressão e muitas vezes dizem que no desenho há mensagens escritas. Vejo também alunos que costumam dizer que desenham seus nomes, quando na verdade escrevem. Isso nos  mostra que para a criança o desenho e a escrita andam juntos.
Desta forma os professores devem também analisar o desenho da criança, assim com já faz a observação dos níveis de escrita. Confesso que na correria do dia a dia na época em que li o material da iterdisciplina não dei o devido valor. Hoje ao revisitar os textos percebo que falho como professora ao não observar os desenhos dos meus alunos, mas de agora em diante a análise do desenho fará parte, principalmente da sondagem inicial do ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário