domingo, 5 de agosto de 2018

Semana 10 - Escola democrática



As escolas democráticas são caracterizadas por oferecer ao aluno a oportunidade de escolher o que preferem fazer no seu tempo. Desta forma os alunos desenvolvem a autonomia no ambiente escolar. Segundo Tosto:
A partir do regime de livre-educação o aluno acaba seguindo seu ritmo de aprendizagem sem pressões, além de adquirir a responsabilidade de seguir o cronograma que ele mesmo se impôs a fazer, estimulando assim o desenvolvimento da autonomia e controle pessoal. Ao colocá-lo como integrante ativo e participante das regras e do funcionamento da escola, o aluno conscientiza-se dos direitos e deveres para com a sociedade dentro e fora da escola, formando-se cidadão.(2011)
Os professores neste modelo de escola são orientadores responsáveis pelos alunos. Desta forma a relação professor-aluno se torna uma parceria longe do autoritarismo da escola não democrática. O professor ao longo da parceria mostra ao educando os caminhos para a aprendizagem e os motivos para esta caminhada do saber.


REFERENCIAS:

TOSTO, Rosanei. Escola democrática - Utopia ou relaidade. Revista pandora Brasil. Edição 4. 2011.

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