As escolas democráticas são
caracterizadas por oferecer ao aluno a oportunidade de escolher o que preferem
fazer no seu tempo. Desta forma os alunos desenvolvem a autonomia no ambiente
escolar. Segundo Tosto:
A
partir do regime de livre-educação o aluno acaba seguindo seu ritmo de
aprendizagem sem pressões, além de adquirir a responsabilidade de seguir o
cronograma que ele mesmo se impôs a fazer, estimulando assim o desenvolvimento
da autonomia e controle pessoal. Ao colocá-lo como integrante ativo e
participante das regras e do funcionamento da escola, o aluno conscientiza-se
dos direitos e deveres para com a sociedade dentro e fora da escola,
formando-se cidadão.(2011)
Os professores neste modelo de escola são
orientadores responsáveis pelos alunos. Desta forma a relação professor-aluno
se torna uma parceria longe do autoritarismo da escola não democrática. O
professor ao longo da parceria mostra ao educando os caminhos para a
aprendizagem e os motivos para esta caminhada do saber.
REFERENCIAS:
TOSTO, Rosanei. Escola democrática - Utopia ou relaidade. Revista pandora Brasil. Edição 4. 2011.
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