O método
de projetos foi criado pelo norte-americano Kilpatrick (18 71 – 1965).
Inspirados pelas ideias de Dewey, Kilpatrick teve um artigo publicado
explicando e denominando o “Método de Projetos”. O método consiste em integrar o currículo de
acordo com o interesse dos discentes, desta forma o aluno sente vontade de
aprender.
Ao partir
do interesse dos alunos, o projeto se desenvolve com o objetivo de solucionar
os problemas da vida e da comunidade dos educandos.
Aproveito
para compartilhar o trecho uma matéria publicada na revista Nova Escola, em
2011, que traz algumas dicas de como elaborar um projeto.
1. Tema: delimitar e conhecer bem o
assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente.
2. Objetivos: escolher uma meta de
aprendizagem principal e outras secundárias que atendam às necessidades de
aprendizagem
3. Conteúdos: ter clareza do que as
crianças conhecem e desconhecem sobre o tema e o conteúdo do trabalho.
4. Tempo estimado: construir um
cronograma com prazos para cada atividade, delimitando a duração total do
trabalho.
5. Material necessário: selecionar
previamente os recursos e materiais que serão usados, como sites e livros de
consulta.
6. Apresentação da proposta: deixar claro para
a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos.
7. Planejamento das etapas: relacionar
uma etapa à outra, em uma complexidade crescente.
8. Encaminhamentos: antecipar quais
serão as perguntas que você fará para encaminhar a atividade.
9. Agrupamentos: prever quais momentos
serão em grupo, em duplas e individuais.
10. Versões provisórias: revisar o que a
garotada fez e pedir novas versões do trabalho.
11. Produto final: escolher um produto
final forte para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos
aprendidos.
12. Avaliação: prever os critérios de
avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do trabalho.
REFERÊNCIAS:
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As origens
da modalidade de currículo integrado. In:______. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1998.
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