domingo, 5 de agosto de 2018

Semana 14 - Pedagogia de Projetos


O método de projetos foi criado pelo norte-americano Kilpatrick (18 71 – 1965). Inspirados pelas ideias de Dewey, Kilpatrick teve um artigo publicado explicando e denominando o “Método de Projetos”.  O método consiste em integrar o currículo de acordo com o interesse dos discentes, desta forma o aluno sente vontade de aprender.
Ao partir do interesse dos alunos, o projeto se desenvolve com o objetivo de solucionar os problemas da vida e da comunidade dos educandos.
Aproveito para compartilhar o trecho uma matéria publicada na revista Nova Escola, em 2011, que traz algumas dicas de como elaborar um projeto.
1. Tema: delimitar e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente.
 2. Objetivos: escolher uma meta de aprendizagem principal e outras secundárias que atendam às necessidades de aprendizagem
3. Conteúdos: ter clareza do que as crianças conhecem e desconhecem sobre o tema e o conteúdo do trabalho.
4. Tempo estimado: construir um cronograma com prazos para cada atividade, delimitando a duração total do trabalho.
5. Material necessário: selecionar previamente os recursos e materiais que serão usados, como sites e livros de consulta.
 6. Apresentação da proposta: deixar claro para a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos.
7. Planejamento das etapas: relacionar uma etapa à outra, em uma complexidade crescente.
8. Encaminhamentos: antecipar quais serão as perguntas que você fará para encaminhar a atividade.
9. Agrupamentos: prever quais momentos serão em grupo, em duplas e individuais.
10. Versões provisórias: revisar o que a garotada fez e pedir novas versões do trabalho.
11. Produto final: escolher um produto final forte para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.
12. Avaliação: prever os critérios de avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do trabalho.

REFERÊNCIAS:
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As origens da modalidade de currículo integrado. In:______. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.



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