domingo, 5 de agosto de 2018

Semana 7 - Interdisciplinariedade


Antes de falar de currículo integrado é importante ressaltar a influencia da globalização na educação. No início do século, as linhas de montagens das fábricas, o chamado “fordismo”, contribuiu para uma segmentação das tarefas. Os funcionários, na linha de montagem apenas se preocupam em fazer determinada função, e a seguir em outro setor á a continuidade da produção.
 A escola com ensino fragmentado, funcionada da mesma forma que uma linha de montagem de fábricas. A divisão de conteúdos por disciplinas, o turno escolar dividido por períodos e a falta de “diálogo” entre as disciplinas caracteriza bem o fordismo na educação.
Para trabalharmos de forma integrada é necessário pesquisar, buscar pelo interesse dos alunos. O professor como especialista na sua área, não pode ter medo de buscar por outras áreas a fim de atingir os objetivos de acordo com os interesses dos alunos.
Abaixo segue link de um filme de Chaplin, que apresenta bem as características do “fordismo”. https://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8


Nenhum comentário:

Postar um comentário