Antes
de falar de currículo integrado é importante ressaltar a influencia da globalização
na educação. No início do século, as linhas de montagens das fábricas, o chamado
“fordismo”, contribuiu para uma segmentação das tarefas. Os funcionários, na
linha de montagem apenas se preocupam em fazer determinada função, e a seguir
em outro setor á a continuidade da produção.
A escola com ensino fragmentado, funcionada da
mesma forma que uma linha de montagem de fábricas. A divisão de conteúdos por
disciplinas, o turno escolar dividido por períodos e a falta de “diálogo” entre
as disciplinas caracteriza bem o fordismo na educação.
Para
trabalharmos de forma integrada é necessário pesquisar, buscar pelo interesse
dos alunos. O professor como especialista na sua área, não pode ter medo de buscar
por outras áreas a fim de atingir os objetivos de acordo com os interesses dos
alunos.
Abaixo
segue link de um filme de Chaplin, que apresenta bem as características do “fordismo”. https://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8
Nenhum comentário:
Postar um comentário