"O professor é aquele que sempre está disposto a saber. O “professor inclusivo” tem esta consciência em grau potencializado, pois se encanta com a diversidade humana e sabe que, por mais que acumule conhecimentos, nunca terá a garantia de que tudo o que sabe é suficiente para cada nova situação educacional. Assim sendo, você precisará ser um profissional que viva lendo, estudando e se encantando com as novidades da existência humana (que são inesgotáveis!). Dentre a enormidade de opções de estudos, um que aconselhamos ser priorizado é o estudo da aprendizagem e desenvolvimento humanos." (extraído do texto: PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: DICAS PARA PROFESSORES Profa. Dra. Mônica Pereira dos Santos1 Programa de Pós-graduação em Educação | Faculdade de Educação | UFRJ)
Acredito que o professor, por trabalhar com tantas diversidades em sala de aula já se torna inclusivo desde sempre. Trabalhar com Inclusão é perceber que não existe uma "receita" que oriente passo a passo como devemos trabalhar com determinadas deficiências. É compreender que cada um aprende de um jeito, saber lidar com a frustração, é comemorar o mínimo de uma evolução. É entender que nem sempre os conteúdos são importantes, as vezes um simples momento de superação se torna mágico e com muito mais significado que conteúdos.
Refletindo sobre o assunto, percebo que posso me considerar uma professora "Inclusiva". Fico encantada com a diversidade de uma escola, busco sempre por recursos que auxiliem meus alunos na busca pelo conhecimento. Comemoro a cada avanço, por mais simples que seja, ao perceber no meu aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário