domingo, 16 de julho de 2017

Análise de postagens

                                     Ao analisar as postagens do blog, percebi a quantidade post descritivos realizados nos dois primeiros semestres de PEAD. Percebo a dificuldade em realizar a reflexão sobre os assuntos tratados nas interdisciplinas. A dificuldade na escrita vem acompanhando desde o início do curso, porém já percebo uma melhora nas produções escritas.
                                   O uso das citações auxilia para a construção de argumentos na escrita. Outro fato que chamou a atenção é a falta de organização para a “alimentação” do blog-portfólio. As postagens acabam tendo uma distancia muito grande entre elas e os momentos de conclusão dos semestres, maior aglutinação de postagens. Isso pode apresentar ainda a má qualidade na reflexão dos interdisciplinas.   
                                   Assistindo ao vídeo de Rubem Alves disponibilizado pela interdisciplina de SI V, chamou-me a atenção a fala onde ele diz que é necessário o professor esquecer a grade curricular e passar a ensinar o que realmente importa. Para isso ocorrer seria necessária uma grande mudança na estrutura escolar, pois existem conteúdos programáticos e mínimos para cada ano escolar.
                                   Outro momento marcante foi à fala de que o papel da escola é ensinar a pensar ao invés de entregar o ensino pronto para os alunos. Estas falas possuem um grande peso, pois percebo que nós professores estamos cientes de que é preciso mudar o papel da escola, porém esta mudança não pode ser feita apenas com os professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário