AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Após realizar as leituras e assistir ao vídeo proposto pela interdisciplina foi possível refletir sobre as teorias da aquisição da linguagem de acordo com Piaget e Vygotsky.
Para Piaget, as leituras e o
desenvolvimento do pensamento se dá gradualmente, através da socialização dos
estados mentais, pessoais, autísticos. Para com o discurso social, este é
apresentado como um discurso que sucede e não que precede o egocêntrico, assim,
o egocentrismo ou o socialismo na fala das crianças não depende apenas de sua
idade, mas também do ambiente, em termos de condições. Piaget, ao analisar a
brincadeira de crianças em uma turma de jardim, nos diz que: enquanto as
atividades forem desenvolvidas em grupos maiores, menores serão as práticas do
egocentrismo, já em casa, por exemplo, o discurso e suas interações, desde
muito cedo serão, predominantemente sociais. Porém, o estudioso nos diz que,
para que se estabeleça diferença entre social e individual, no pensamento, se
faz necessário à comparação de comportamento das crianças com o ambiente,
crianças oriundas de ambientes sociais diferentes, as que trabalham, por
exemplo, nos remeterá a resultados que nos permitirão formular leis com esferas
de aplicação muito mais amplas. Segundo Vygotsky,
a linguagem é uma ferramenta de contato. Possibilita a troca de ideias com as
outras pessoas. Ele descobriu que para melhorar o nível da aprendizagem, mais
do que agir sobre o meio, o indivíduo precisa interagir. Para ele, todo o
sujeito adquire seus conhecimentos a partir de relações interpessoais, de troca
com o meio. Vygotsky afirma que aquilo que parece individual na pessoa é na
verdade resultado da construção da sua relação com o outro. As
características e atitudes individuais são compostas das trocas com o coletivo. A linguagem é o caminho para que o processo de interação ocorra. A linguagem realiza uma espécie de mediação do indivíduo
com a cultura. Para Vygotsky,
o professor é um mediador entre a criança e o mundo. Ele ajuda o aluno na
interação com os outros e consigo mesmo, com isso, a criança desenvolve seu
potencial. Para Piaget,
assim como para Vygotsky, a aquisição da linguagem é influenciada pelo ambiente
em que se vive. Porém, a teoria Piagetiana diz que a aquisição da linguagem
depende do desenvolvimento da inteligência. Para ele, o cognitivo irá
possibilitar o simbolismo. O simbolismo e a linguagem, nesta teoria, ocorrem
juntos. A criança inicia o “faz de conta” e junto suas primeiras palavras,
desta forma a representação simbólica está relacionada à linguagem.
Para Vygotsky, a linguagem está relacionada com a cultura do meio. A interação social com parceiros é mediada através da linguagem. A mediação ocorre quando a criança compreende a linguagem com o simbolismo, passa então a nomear objetos e a relacioná-los. A internalização é quando o aprendizado se completa e zona de desenvolvimento proximal se dá quando o individuo consegue interagir com o mundo e consigo mesmo. O professor, para Vygotsky, possui o papel de mediador, ou seja, deve auxiliar a criança em explorar todo seu potencial.
REFERÊNCIAS:
https://www.youtube.com/watch?v=_BZtQf5NcvE - acesso em 27/03/2018
https://www.youtube.com/watch?v=FrwvPwQYFU4&t=19s - acesso em 27/03/2018
MONTOYA, Adrián Oscar Dongo. PENSAMENTO E LINGUAGEM: PERCURSO PIAGETIANO DE INVESTIGAÇÃO. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006
Para Vygotsky, a linguagem está relacionada com a cultura do meio. A interação social com parceiros é mediada através da linguagem. A mediação ocorre quando a criança compreende a linguagem com o simbolismo, passa então a nomear objetos e a relacioná-los. A internalização é quando o aprendizado se completa e zona de desenvolvimento proximal se dá quando o individuo consegue interagir com o mundo e consigo mesmo. O professor, para Vygotsky, possui o papel de mediador, ou seja, deve auxiliar a criança em explorar todo seu potencial.
REFERÊNCIAS:
https://www.youtube.com/watch?v=_BZtQf5NcvE - acesso em 27/03/2018
https://www.youtube.com/watch?v=FrwvPwQYFU4&t=19s - acesso em 27/03/2018
MONTOYA, Adrián Oscar Dongo. PENSAMENTO E LINGUAGEM: PERCURSO PIAGETIANO DE INVESTIGAÇÃO. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006
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