quarta-feira, 25 de julho de 2018

SEMANA 9


PLANEJAMENTO DE ENSINO
Rays (2000) nos apresenta os cinco pontos do planejamento de ensino. De acordo com ele “o planejamento de ensino é um momento do trabalho pedagógico necessário para o processo de escolarização, pois é a instância de decisão e de previsão da organização de situações didáticas para um grupo de alunos”. Abaixo destaco os principais pontos do planejamento e sua relação com a prática.
Escola e realidade social:
A escola deve conhecer o contexto social em que está inserida, para que, consiga atingir seu público alvo de forma eficaz e satisfatória. A realidade social ocorre quando se abre as portas para a comunidade escolar. Uma das principais formas é através da pesquisa. Com os alunos podemos realizar projetos de aprendizagens, pois sempre será relacionado com o local onde se vive, ou seja, do interesse da comunidade.

·         Retrato sociocultural do educando:
Para a criação do retrato sociocultural do educando deve ser considerado o perfil do contexto social da escola. A ação pedagógica desenvolvida através do diálogo com a comunidade escolar faz com que o educando sinta-se como parte da escola. Atualmente vemos o retrato sociocultural do educando através da construção do PPP da escola. A participação das famílias e dos educandos contribui para que a escola construa a ação pedagógica de acordo com os interesses dos educandos.

·         Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino:
A escola deve considerar o momento vivenciado pela comunidade. Executar atividades relacionadas com a prática, levando em consideração a significação dos objetivos para os educandos.     Na escola, o professor deve fazer uso das situações adversas para oferecer ao aluno a reflexão e a prática na busca pela solução de problemas da comunidade. Desta forma o educando passa a participar de sua comunidade de forma crítica. Assim, o ensino transforma-se mais significativo-concreto.

·         Procedimentos de ensino-aprendizagem:
O procedimento de ensino-aprendizagem tem como principal objetivo, despertar o senso crítico do educando. A organização dos procedimentos deve respeitar a estrutura dos conteúdos de acordo com a realidade da comunidade. O ensino ao transformar-se mais significativo-concreto, faz com que o educando, reflita sobre sua postura/ responsabilidade diante de sua comunidade. O educando torna-se um ser reflexivo, capaz de modificar o meio em que vive.

·         Avaliação da aprendizagem:
A avaliação não deve medir o conhecimento do educando, mas sim avaliar seu desenvolvimento integral. Atualmente na educação infantil e no fundamental I – bloco de alfabetização os alunos são avaliados através de seu desenvolvimento, buscando registrar as observações das aprendizagens no decorrer do período.

O planejamento de ensino, mesmo que o professor se abstenha deste fato, torna-se um ato político-pedagógico, pois ao ser levado em consideração o meio em que se vive, a cultura do local e a reflexão dos problemas/situações transfere ao aluno a tomada de decisão, fazendo com que se torne um cidadão com voz em sua comunidade.

REFERÊNCIAS:

PLANEJAMENTO DE ENSINO: um ato político-pedagógico


Nenhum comentário:

Postar um comentário