PLANEJAMENTO DE ENSINO
Rays (2000) nos apresenta os cinco pontos do planejamento
de ensino. De acordo com ele “o planejamento
de ensino é um momento do trabalho pedagógico necessário para o processo de
escolarização, pois é a instância de decisão e de previsão da organização de
situações didáticas para um grupo de alunos”. Abaixo destaco os principais
pontos do planejamento e sua relação com a prática.
Escola
e realidade social:
A escola deve conhecer o contexto social em que está
inserida, para que, consiga atingir seu público alvo de forma eficaz e
satisfatória. A realidade social ocorre quando se abre as portas para a
comunidade escolar. Uma das principais formas é através da pesquisa. Com os
alunos podemos realizar projetos de aprendizagens, pois sempre será relacionado
com o local onde se vive, ou seja, do interesse da comunidade.
·
Retrato sociocultural do educando:
Para a criação do retrato sociocultural do
educando deve ser considerado o perfil do contexto social da escola. A ação
pedagógica desenvolvida através do diálogo com a comunidade escolar faz com que
o educando sinta-se como parte da escola. Atualmente vemos o retrato
sociocultural do educando através da construção do PPP da escola. A
participação das famílias e dos educandos contribui para que a escola construa
a ação pedagógica de acordo com os interesses dos educandos.
·
Objetivos de ensino-aprendizagem e
conteúdos de ensino:
A escola deve considerar o momento
vivenciado pela comunidade. Executar atividades relacionadas com a prática,
levando em consideração a significação dos objetivos para os educandos. Na escola, o professor deve fazer uso das
situações adversas para oferecer ao aluno a reflexão e a prática na busca pela
solução de problemas da comunidade. Desta forma o educando passa a participar
de sua comunidade de forma crítica. Assim, o ensino transforma-se mais
significativo-concreto.
·
Procedimentos de ensino-aprendizagem:
O procedimento de ensino-aprendizagem tem como principal
objetivo, despertar o senso crítico do educando. A organização dos
procedimentos deve respeitar a estrutura dos conteúdos de acordo com a
realidade da comunidade. O ensino ao transformar-se mais
significativo-concreto, faz com que o educando, reflita sobre sua postura/
responsabilidade diante de sua comunidade. O educando torna-se um ser
reflexivo, capaz de modificar o meio em que vive.
·
Avaliação da aprendizagem:
A avaliação não deve medir o conhecimento
do educando, mas sim avaliar seu desenvolvimento integral. Atualmente na
educação infantil e no fundamental I – bloco de alfabetização os alunos são
avaliados através de seu desenvolvimento, buscando registrar as observações das
aprendizagens no decorrer do período.
O planejamento de ensino, mesmo que o
professor se abstenha deste fato, torna-se um ato político-pedagógico, pois ao
ser levado em consideração o meio em que se vive, a cultura do local e a
reflexão dos problemas/situações transfere ao aluno a tomada de decisão,
fazendo com que se torne um cidadão com voz em sua comunidade.
REFERÊNCIAS:
PLANEJAMENTO DE ENSINO: um ato
político-pedagógico
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